quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vasili Kandinski

Pintor russo. Estuda Direito e Economia Política. Sob a influência da arte popular russa e de uma exposição de Manet, em 1895 orienta-se para a pintura. Em 1897 instala-se em Munique, onde estuda, expõe e abre a sua própria escola de pintura. Viaja pela Holanda, África do Norte e Itália, e acaba por se instalar nos arredores de Paris.

A sua obra vai evoluindo do impressionismo inicial até ao fauvismo. Em 1908 volta a Munique e inicia a sua série de Improvisações. Em 1912 publica Sobre o Espiritual na Arte; dois anos antes pinta a sua Aguarela Abstracta, que dá uma volta radical ao seu modo de pintar. Participa na criação do grupo artístico alemão Der Blaue Reiter. Pouco a pouco a abstracção vai dominando a sua obra até se converter na sua linguagem natural.

Em 1914 volta à Rússia onde, após a Revolução de Outubro, ocupa diversos cargos organizativos no ensino das artes do novo regime. Em 1921, acompanhado por Nina Andreievski, sua esposa desde 1917, regressa de novo à Alemanha, onde trabalha como professor na Bauhaus em Weimar. Em 1926 publica Ponto e Linha em relação à Superfície. Em 1933, após o encerramento da Bauhaus pelos nazis, instala-se em Paris.


Improvisation 7



Autuumn in Bavaria






Um comentário: