quarta-feira, 15 de abril de 2009

Segmentação e Diferenciação

Segmentação

Segmentação é a maneira de se identificar seu público alvo. Por exemplo com o iogurte, você sabe que o público alvo são os obesos, mas você precisa saber como é constituida sua vida fazenda pesquisas para saber qual sua renda, qual sua idade, esses são dados demográficos.Também tem os dados geográficos, onde você explora saber se dependendo do lugar onde moram, suas vidas mudam potencialmente, fazendo talvez não se importarem com seu peso. E também os dados psicográficos que mostram o que os clientes em potencial gostam de fazer, qual seu estilo de vida, qual a data em que mais consomem, a que menos consomem, isso são fatores que influenciam na venda do seu produto.

Diferenciação

Diferenciação é o modo de mostrar ao cliente como seu produto se destaca da concorrência. Existem 5 maneiras de se mostrar isso: com o preço, atributos do produto, serviços agregados, canal de distribuição, imagem da marca.
Com o valor ou preço, você muda algo em sua empresa que diminui os gastos, beneficiando seu lucro.
Com os atributos do produto, com o exemplo do iogurte, com certeza a algo na sua fórmula que só você pode produzir, algo que ninguém possa copiar.
Serviços agregados podem ser garantias do produto, por exemplo, “O iogurte emagrece mesmo, se não emagrecer 1 quilo em 3 dias, devolvemos seu dinheiro de volta”.
Canal de distribuição é o ponto de venda exclusivo do seu produto.
Imagem da marca é quando você posiciona de forma diferente seu produto no mercado, mudando talvez o público alvo ou alteração de sabores, no caso do iogurte.

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